domingo, 1 de novembro de 2015

V Copa Nordeste de Orientação - COPANE - Disputa do Percurso Longo é marcada pela pouca oferta de água

Olá, estimados orientistas.

O segundo dia da COPANE foi dedicado ao Percurso Longo pela manhã e pela oferta de um luau aos atletas à noite. Mas problemas na organização logística da prova suplantaram as amenidades programadas para tornar mais agradável a estada em Imbassaí e Praia do Forte.

 Sob sol forte, aproximadamente 600 orientistas se dirigiram até a região de Subaúma, 20 quilômetros distante de Imbassaí, para dar início à fase tradicional do torneio. As categorias H21A, H21E e H35A tiveram mapas com distâncias superiores a 9 km.

Os mapas acompanharam a lógica empregada no mapa treino. E positivamente apresentaram as áreas de incidência de urtigas ou espinhos com a simbologia de área perigosa. Fizemos esta sugestão recentemente após a participação em uma etapa do campeonato paraibano.

Mas a preocupação com o bem estar dos atletas esbarrou na pouca água ofertada nos percursos. Os atletas de partida tardia ou que permaneceram por longo tempo na pista se depararam com uma dificuldade a mais em seus percursos. Dada a alta temperatura ambiente e o terreno bastante exigente fisicamente, esta foi uma condição que consideramos intolerável. Observamos também a ausência de  frutas e água na linha de chegada após as 11:00. Esta situação acabou maculando a competição.

Em nossa opinião, a hidratação é tão importante quanto a oferta de um bom mapa para o orientista. Já tratamos aqui de vários eventos do CamBOr que pecaram neste quesito. Expor o atleta aos riscos fisiológicos advindos da falta de água nos percursos e na linha de chegada é uma condição intolerável. Um simples cálculo matemático (quantidade de água a ser consumida por participante) e o diálogo entre mapeadores, traçadores e responsável pela logística podem previnir incidentes graves como este.

À noite muitos orientistas participaram de um luau especial. Num restaurante de Imbassaí, o luau ofereceu apresentações artísticas e descontos em alimentação. A premiação do Sprint, prometida para ser realizada neste evento, não ocorreu.

Agora é aguardado o Percurso Médio, que vai definir os melhores atletas da COPANE. Esperamos que a organização tenha mitigado a oferta de hidratação e que o torneio consiga manter a boa imagem conquistada nas primeiras edições.

Os resultados do Percurso Longo estão disponíveis aqui.
A lista de partida do Percurso Médio está disponível aqui.

Nossa próxima publicação tratará do encerramento da V COPANE, inclusive com o registro fotográfico.

Boas rotas \o/
orientistaemrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/