sábado, 31 de outubro de 2015

V Copa Nordeste de Orientação - COPANE - Percurso treino e Prova Sprint

Olá, estimados orientistas.

Começaram as atividades competitivas da V Copa Nordeste de Orientação - COPANE (e II Copa de Inclusão Social). Esta já tradicional competição está ocorrendo na região baiana de Imbassaí e Praia do Forte, nas proximidades de Salvador. E conta, como de costume, com um crescente e impressionante número de participantes. Neste ano, 618 inscritos nos percursos Longo e Médio e 396 no percurso Sprint.
O primeiro dia de atividades se iniciou com a disponibilização de área para que os orientistas pudessem fazer uso de um mapa em área similar às áreas embargadas dos percursos tradicionais.
Restou evidente a existência de diferenças entre a atual vegetação e o que está impresso no mapa. Como exemplo, áreas demarcadas como 406 (Floresta de corrida lenta 60-80%) poderiam ser representadas como 408 (Floresta de corrida difícil 20-60%). Mesma situação ocorre com alguns locais demarcados no mapa treino como 404 (Área semiaberta com árvores esparsas), mas que, dada a dificuldade em se transpor a vegetação típica do local, poderiam ser melhor representadas se fosse adotada a simbologia 406 ou 408. Esperamos que tenha sido apenas uma impressão equivocada da nossa leitura do mapa treino. 



No período vespertino, foi realizada a tão esperada Prova Sprint. Importante ressaltar que, segundo o regulamento da COPANE, atletas que em seus estados competem nas categorias N poderiam compor a categoria H/D Fácil. Já os atletas que em seus estados competem nas demais categorias poderiam compor as categorias H/D Médio ou Difícil. Esta divisão foi tomada pela Organização buscando melhor equilibrar as disputas. E nos pareceu uma decisão acertada \o/

O mapa foi bastante desafiador, principalmente por permitir escolhas de rotas interessantes ao competidor diante dos inúmeros becos da vila da Praia do Forte. Muito interessante, e desgastante fisicamente, foi a chegada pela areia da praia, já que a maré praticamente obrigou a todos chegar com os pés molhados na linha final. Os resultados da Prova Sprint podem ser conferidos clicando aqui.

Foto de Michael Hock - acervo pessoal

Foto de Michael Hock - acervo pessoal
Agora nossos competidores se preparam para o Percurso Longo, que será realizado nas proximidades de Imbassaí. A lista de partida desta prova está disponível no sítio Helga-O. Clique aqui para conferir seu horário.
E fiquem atentos: os competidores receberam uma pulseira a qual dá descontos em estabelecimentos da região; também haverá a realização de um Luau o qual promete abrilhantar ainda mais esta COPANE.

Outras informações podem ser obtidas no sítio oficial do evento: www.copane.com.br.

Boas rotas \o/
orientistaemrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/