sábado, 28 de novembro de 2015

Sobre a (Corrida de) Orientação no Brasil, mídias e tendências

Olá, estimados orientistas.

O ano de 2015 parece notadamente rumar para se tornar um marco na história da (Corrida de) Orientação Brasileira.
Não só pela mudança no comando da CBO mas, também, pelo engajamento dos organizadores dos eventos e a participação cada vez mais inteligente dos antigos e novos orientistas. Também é clara a crescente oferta de materiais de divulgação e promoção do esporte.
Hoje os orientistas têm disponíveis, entre outros produtos, a revista eletrônica Prismagazine e o canal de vídeos,  quase homônimo, Orientista em Foco. Dois grandes incrementos que estão ajudando a retirar da caixa nossa modalidade desportiva. Ainda temos os belos escritos trazendo a visão europeia da orientação em nossa língua, a página Orientovar (clique aqui para ler uma entrevista na qual explicamos como surgiu a ideia de criar o orientistaemrota).
Neste contexto, seguimos aqui, em formato de blog, mantendo a mesma linha editorial.  Sempre na terceira pessoa do plural, porque este espaço é nosso! Independência, olhar atento e o uso sustentável das palavras em defesa do esporte e dos orientistas são marcas inerentes e permanentes aqui em nosso canto. Sempre acompanhando as novidades e na torcida para que todas as ferramentas criadas sigam na rota do avanço.
Embora tendo que encontrar espaço entre as atividades laborais e a vida particular para escrever, não está em nossos planos deixar de avaliar, opinar e contribuir, de forma responsável, para que a Orientação brasileira alcance o primor percebido nos nossos vizinhos europeus.
Dentre os projetos para 2016, temos o interesse em participar, avaliar e dividir com vocês as impressões das etapas de torneios municipais e estaduais. As análises de rotas serão mais presentes. Também vamos continuar buscando divulgar e debater melhorias para as atuais regras. Inclusive temos um espaço específico no facebook que pode muito bem ser utilizado para este propósito. Quem tiver interesse, solicite participar do grupo "Orientistas". Hoje, o grupo moderado conta com mais de 500 integrantes (comprovadamente orientistas) os quais têm acesso a enquetes e podem participar ativamente de discussões inerentes à Orientação.
Por falar em debate, lembramos que no início do próximo ano será realizada a primeira Assembléia Geral Ordinária da nova gestão CBO. Dessa vez a reunião será em Brasília. Se tiver alguma manifestação, não hesite em contribuir para este momento.

Boas rotas \o/
orientistaemrota