segunda-feira, 17 de abril de 2017

Como foi a I Etapa do CamBOr 2017 - Etapa Tiradentes-MG

Olá, estimados orientistas.

De 7 a 9 de abril ocorreu na cidade de Tiradentes-MG a primeira etapa do CamBOr 2017. A abertura do campeonato contou com mais de 500 atletas participantes. Além dos percursos tradicionais Longo e Médio, que fazem parte do ranking nacional, ainda foi oferecida pela Organização uma disputa tipo Sprint Noturno.
Depois do grande sucesso de organização das duas últimas etapas ocorridas em 2016 (Rio Quente e Brasília), era grande a expectativa em saber como seriam tratados os orientistas que se deslocariam até Tiradentes.

Antecipadamente foram publicadas as listas de partida dos três percursos. Ponto positivo! Também houve boa tratativa para a acomodação dos atletas, com o envolvimento de vários estabelecimentos de hospedagem. Os competidores tiveram, ainda, acesso a descontos no comércio local mediante apresentação de pulseira de identificação.
Outro fator positivo foi a realização da etapa em uma região com boa oferta de atrativos turísticos. Os presentes puderam admirar a arquitetura de Tiradentes, passear por trechos da Estrada Real, contemplar as inúmeras igrejas da região, comprar artesanatos e, ainda, fazer o famoso passeio de Maria-Fumaça.

Alguns aspectos negativos também foram observados. Em que pese toda complexidade de organização de um evento nacional de Orientação, e ainda considerando todo o empenho dos envolvidos em prover este CamBOr, não houve o fornecimento de hidratação nas arenas de largada e vários atletas reclamaram da falta de água nos percursos tradicionais Longo e Médio. Além disso, a estimativa de tempo aparentemente subestimou as dificuldades da competição e muitos orientistas completaram seus percursos com tempo elevado. Já no Sprint noturno a arena principal ficou sem iluminação e a realização de um evento religioso no horário da competição acabou por prejudicar a disputa justa. Vamos fazer um post especial sobre o caso nas próximas semanas.

Abaixo os mapas da categoria H35A com minhas escolhas. As respectivas análises de rota serão publicadas também em breve.




Quanto aos resultados, na Elite masculina o campeão foi Gelson Andrey, do COGA, seguido por Carlos Henrique, também do COGA e Claudinei Nitsch, do CASUSA. Um pódio de perfil renovado.
A Elite feminina teve no lugar mais alto Elaine Lenz, da ADAAN, seguida por Franciely Chiles e Camila Daronco, ambas do COSM.

E se você participou deste CamBOr, fique atento ao alerta da CBO sobre a possibilidade de infecção por febre maculosa.

Como de praxe, verifique em nosso álbum de fotos se você foi flagrado em alguma das mais de 300 imagens. Basta clicar aqui.
Aproveite e visite também os álbum de fotos Orientação Esporte, de Odete Rech. Sprint Noturno, percurso Longo, percurso Médio e premiação final.

A próxima etapa do CamBOr será sediada em Casemiro de Abreu, no estado do Rio de Janeiro.
Aproveito para convidar toda comunidade orientista para acompanhar a participação da delegação brasileira no WMOC2017, que acontecerá em Auckland, Nova Zelândia, no período de 21 a 30 de abril. Este WMOC é uma das atividades dos Jogos Mundiais de Masteres, o WMG 2017.

Boas rotas \o/
orientistaemrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/