sábado, 17 de setembro de 2016

Participantes da III Etapa do CamBOr 2016 utilizarão novo modelo de chip: SPORTident ActiveCard

Olá, estimados orientistas.

-------------------------------

Errata:

O presidente da CBO, Luiz Sergio Mendes, entrou em contato informando alguns equívocos da matéria deste post. Segundo ele, a CBO publicou dois textos em sua página no facebook versando sobre a oferta dos SIAC nesta etapa do CamBOr. De fato, essas publicações estão em um dos perfis da CBO na plataforma (dias 01/07/2016 e dia 01/09/2016). Além disso, complementa, o uso dos SIAC não servirá de teste, dado o tempo em que o dispositivo já está em uso. Entende o dirigente que a divulgação realizada atingiu números expressivos de leitores, o que torna equivocados alguns trechos da publicação do orientistaemrota.
Neste imbróglio, de positivo também restou que o perfil oficial da CBO no facebook é o @cbo1999. O perfil @Cbonoface não é oficial.
Fica aqui meu pedido especial de desculpas pelo infortúnio causado.

-------------------------------

Ao ler as listas de partida para os percursos da III Etapa do CamBOr 2016, a ocorrer nas proximidades de Brasília no próximo final de semana, percebi que os números SIcard de todos os competidores possuem numeração iniciada pelo dígito 8 e são fornecidos pela organização. Causou certa estranheza uma decisão unilateral e sem maiores explicações da CBO. Cumprindo o papel deste site em defender os interesses da modalidade e de seus praticantes, seguem abaixo algumas informações relevantes, enquanto aguardamos manifestação formal da CBO e da Organização do evento.


Confirmamos com os organizadores que esta etapa servirá de teste para utilizará o SPORTident ActiveCard, mais conhecido como SIAC ou SPORTident Air. TODOS os inscritos utilização chip cedido pela Organização. Portanto, seu dispositivo particular não foi cadastrado. Por isso você não encontrará seu número de SIcard nas listas de partida. Não sabemos se a mesma situação será adotada para o Revezamento. Como a decisão já está em curso, vamos tentar ao menos entender as funcionalidades deste chip.

Segundo o fabricante, o chip emite sinal sonoro e luminoso e não precisa tocar na base para efetuar o registro. A promessa é de que o dispositivo permita registros em até 3 metros de distância, a depender do tipo de base leitora.
Buscando mais informações, foram encontrados esses dois vídeos os quais permitem inferir que a ideia dará mais velocidade aos atletas que utilizarão a (quase) novidade. O sistema já está em uso desde 2010.



O SIAC possui garantia de 2 anos, exceto bateria. O tipo de bateria e forma de substituição são desconhecidos. Ao ler informações específicas (disponíveis clicando aqui) restou claro que esse chip pode ser usado tanto no formato tradicional (inserindo sua extremidade na base de leitura), quanto no modo à distância (AIR+ mode). Entretanto, não consegui com a CBO a confirmação de qual modo será utilizado nesta Etapa. Mas se é interesse da Confederação, da IOF e da SPORTident testar as funcionalidades, imagino que os chips sejam configurados no modo AIR+. Para quem ainda não viu o dispositivo, esta é a imagem disponibilizada no sítio da própria SPORTident:
SIAC (SPORTident ActiveCard)
Informações também preliminares da CBO indicam que os participantes desta III Etapa do CamBOr poderão adquirir o chip caso seja de interesse.
Se você é um dos orientistas inscritos, fique atento às orientações para retirada do chip na Secretaria do evento. Observe, ainda, sua numeração e dados pessoais. E fiquem atentos ao próprio sítio da CBO. Já entrei em contato com a Organização do evento e a expectativa é de que lancem algum boletim ou informativo com maiores esclarecimentos.
Quanto à decisão da CBO em obrigar todos os competidores a utilizarem este novo chip, lembro que os mais prejudicados serão os que possuem o ComCard. Para estes, a combinação bússola+chip será reduzida para somente bússola.
ComCard
Espero que as novidades adotadas apresentem resultados positivos para todos nós (organização, Confederação e praticantes). Por enquanto, fica o sentimento de apreensão, já que os principais responsáveis ainda não se manifestaram formalmente de modo a tornar transparente as decisões pertinentes ao nosso esporte.

Não deixe de comentar esta matéria. Participe também do grupo Orientistas, no facebook, onde mais de 500 colegas praticantes debatem assuntos relevantes para nosso esporte. Também não deixem de curtir nossa página do face: www.facebook.com/orientistaemrota .

Boas rotas \o/
orientistaemrota


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/