segunda-feira, 24 de junho de 2013

II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação - Manaus

Olá, amigos orientistas.

Manaus recebeu de braços abertos  431 orientistas ávidos por conhecer e enfrentar os desafios da floresta amazônica. Desafios estes permeados com toda a beleza e riqueza que a fauna e flora da região oferecem aos felizardos que visitam o estado do Amazonas.


Na sexta-feira, data de abertura do evento, houve a competição de revezamento de trios. O campo de provas foi a AABB de Manaus. Destaque para os competidores Tânia de Carvalho (15:19) e Juscelino Karnikowski (14:08), com os menores tempos realizados.

O percurso longo, disputado no sábado, dia 22, apresentou como grande desafio o fator climático. A área escolhida para os percursos médio e longo foi gentilmente cedida pelo City Park. As altas temperaturas e o ar bastante úmido testaram ao máximo a resistência física dos competidores. Os percursos foram praticamente balizados pelas referências, apresentando poucos pontos onde a técnica era mais exigida que o vigor físico. Ficou clara a preocupação da organização quanto à segurança e bem-estar dos orientistas. As menores médias de min/km foram para Letícia Saltori - COGA, com 8'46" e para o francês Jerome Baudson - COC, o qual precisou de 6'34" para vencer cada quilômetro.

Já o percurso médio, disputado no domingo, dia 23, apresentou vários pontos técnicos, exigindo de todos um perfeito equilíbrio entre a capacidade física e o poder de raciocínio. Os orientistas enfrentaram trechos de mata fechada, semi-alagados e vários aclives e declives. Destacaram-se os competidores que aliaram a resistência física e as habilidades necessárias ao bom atleta da Orientação. Na Elite feminina, Miriam Pasturiza levou 11'59" (49:09) em média para superar 4100 metros e, na Elite masculina, Juscelino Karnikowski precisou de 8'17" (47:18) para vencer os 5700 metros.



Os resultados finais estão disponíveis nos sítios www.helga-o.com e www.cbo.org.br.

Está de parabéns toda a organização desta etapa, a qual teve como Diretor Geral Paulo Calisto Becker, e como Diretor Administrativo José Nilton Vargas. A sensação de dever cumprido ficou latente nos rostos de todos os presentes.

Todas as informações dos boletins, a logística de transporte dos competidores, locais de alojamento, hidratação, posto médico e estrutura de recepção atenderam a contento as necessidades daqueles que abrilhantaram mais este evento. Inclusive vale destacar uma pequena exposição montada pela Polícia Ambiental de Manaus, a qual contou com a apresentação e degustação de culinária local.

A família orientista parte, nos próximos meses, para Porto Alegre - RS, cidade que sediará a III e última etapa do CamBOr 2013.

Boas rotas \o/
orientistaemrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/