sábado, 20 de abril de 2013

CamBOr 2013 - etapa Brasília - dia 1

Olá, estimados orientistas!


Foi dada a largada para o maior campeonato de orientação das Américas. Estamos falando do Campeonato Brasileiro de Orientação, o CamBOr.
O campeonato é disputado em três etapas ao longo do ano. A primeira delas está ocorrendo na capital, Brasília, mais precisamente na cidade satélite de Planaltina. A abertura do evento ocorreu hoje, (19), com a modalidade Revezamento de Trios. Amanhã (20) ocorre a disputa individual do percurso Longo, e no domingo (21) teremos o percurso Médio, valendo pontuação para o WRE.

Brasília está em festa, não apenas por comemorar seus 53 anos, mas também por sediar uma etapa com recorde de participantes. São aproximadamente 700 atletas, inclusive competidores da Venezuela, Colômbia e Uruguai, Bélgica e França.

Agilidade
O revezamento de trios disputado no primeiro dia da I Etapa do CamBOr teve como campo de provas a parte urbanizada do Campus do Instituto Federal de Brasília, IFB, em Planaltina. Com terreno plano, e curtas distâncias (2,5 km foi o maior percurso), os mais velozes fizeram suas pistas em menos de 10 minutos.

A receita de um Revezamento de Trios semelhante a uma disputa Sprint parece ter agradado os competidores, os quais puderam guardar energias para enfrentar os próximos dois dias de percursos extremamente técnicos e com considerável desnível.
A premiação agraciou os vencedores com belíssimas medalhas e os presentes puderam admirar os troféus que serão entregues aos campeões da Etapa, após o somatório dos pontos dos percursos Longo e Médio.

Novidades
Além da realização de inscrição no evento por meio de formulário eletrônico, os atletas contam com uma estrutura de apoio com mais de 200 leitos no alojamento do Colégio Militar de Brasília e um ginásio para acantonamento no mesmo local.
Já no campus do IFB, está a disposição uma enfermaria, secretaria, restaurante com capacidade para 200 pessoas, banheiros, vestiários e banheiros químicos. Na linha de chegada os orientistas têm a seu dispor, além de água, um conjunto de itens alimentícios composto de fruta, suco, biscoitos e bolo. Este conjunto foi fornecido mediante uma parceria entre a FODF e o Governo do Distrito Federal, GDF.

Aintenção da organização do evento foi propiciar aos participantes da competição um local confortável, mas com campo de provas com desafios  bastante técnicos e que vão exigir boa capacidade física.

Veja algumas fotos deste primeiro dia de competições clicando aqui!

Para saber mais
Instituto Federal de Brasília - IFB
www.ifb.edu.br

Governo do Distrito Federal
www.df.gov.br

Federação de Orientação do Distrito Federal - FODF
www.fodf.com.br

Resultados e listas de partida da I Etapa do CamBOr 2013
www.cbo.org.br
www.helga-o.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/