terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

O que fizemos em 2016

Olá, estimados orientistas.

Começamos um novo ano e o momento é propício para uma breve retrospectiva do blog orientistaemrota. Vamos dar uma olhada no que fizemos com vistas a traçar nossas rotas para 2017.
Em janeiro, publicamos uma matéria resumindo nossas propostas para alteração do RGOP, as quais foram previamente debatidas em dois “oriencontros” realizados aqui em Brasília. Alguns dias depois, foi momento para publicar a relação atualizada de entidades com direito a voto na Assembleia Geral 2016.
Em fevereiro, estivemos em Portugal e fizemos um breve relato sobre o já consagrado Portugal O’meeting - POM 2016. Mas a publicação mais importante foi a cobertura da AG 2016. Foi um dia totalmente dedicado a transmitir à comunidade orientista tudo que se passou no evento, inclusive utilizamos o facebook e o tweeter para tornar a transmissão mais ágil. Cabe ressaltar que foi a primeira AG realizada de forma descentralizada e validou a nova gestão da CBO.


No terceiro mês de 2016, março, participamos de três inaugurações de campeonatos estaduais: a primeira etapa do Campeonato de Orientação do DF, a primeira etapa do Campeonato Paraibano de Orientação e também a primeira etapa do Campeonato Goiano de Orientação. Cada uma das três matérias trouxe de volta as tão comentadas análises de rotas, além dos álbuns de fotos e de comentários pertinentes a cada uma dessas competições.

No dia 23 de abril foi dado espaço para levar a vocês nossas impressões sobre a abertura do CamBOr 2016. E com muito pesar, no dia 24 de abril o blog, nossa página no facebook e nosso perfil no instagram apresentaram um prisma em preto e branco, lamentando o fim das rotas do nosso amigo Itamar Torrezam.
Ficamos em silêncio por algumas semanas e o mês de maio contou com uma única publicação. Nela, trouxemos à tona a importância de debatermos formas de tornar mais segura a prática da modalidade no país. Em Brasília, durante uma reunião da FODF, pudemos compartilhar alguns conhecimentos sobre gestão de riscos.
Junho iniciou com uma publicação específica com um breve estudo sobre os perigos e riscos envolvendo a orientação. Depois publicamos as impressões sobre a II Etapa do CamBOr 2016.
Os meses de julho e agosto contaram com mais análises de rotas versando sobre os percursos revezamento, médio e longo da II Etapa do CamBOr. Ambas matérias foram amplamente comentadas e trouxeram novidades. A primeira delas foi a introdução do vídeo com a animação do mapa em tempo real. Outra novidade foi a utilização das informações de performance do QuickRoute e do SplitsBrowser com as devidas explicações de forma didática e bem detalhada.


Em setembro, lidamos com o tabu envolvendo o mito de que um orientista nunca deve desistir de um percurso. O texto veio propositalmente antes da III Etapa do CamBOr, programada para ocorrer no período de seca em Brasília. Além do blog, este texto foi publicado na íntegra na Prismagazine. E pelo número de manifestações, parece que seu objetivo foi alcançado. Ainda publicamos a cobertura da III Etapa do CamBOr destacando todo o esforço dos organizadores para tornar essa uma das melhores etapas já realizadas em toda história da disputa nacional.
O blog entrou em recesso em outubro e a matéria sobre o Campeonato Sulamericano foi publicada em novembro. Contou com um vídeo do sprint com mapa em tempo real e as pertinentes análises de rotas. A foto que você vê abaixo demandou muita conversa e muitas idas e vindas. Também por isso o significado é indescritível!

Em dezembro, novo recesso editorial. Assim, a matéria de encerramento do ano esportivo foi publicada somente em janeiro, mas igualmente com o uso do vídeo com mapa em tempo real e mais um álbum de fotos ilustrando a participação brasileira no Sul-Americano.
Em paralelo a todo esse histórico, alguns artigos da nossa coluna na Prismagazine foram escritos de maneira exclusiva, sem publicação no blog.
Um outro trabalho que foi desenvolvido em 2016, de forma silenciosa, foi a criação do canal @orientistaemrota no instagram. Esporadicamente publicamos fotos com mensagens do cotidiano de um orientista. Os textos são em português e inglês, alcançando um grande número de pessoas que utilizam o aplicativo. Essa campanha trouxe uma grata surpresa: recebemos comentários da IOF no insta e hoje nosso perfil é seguido pela entidade e por mais um grande número de orientistas e entusiastas ao redor do mundo. Aproveite e nos siga!!!

Aproveitando a tendência de maior envolvimento de internautas em nossas publicações, a partir de junho passamos a utilizar, também, a frase “citius, fortius, sapiens” (numa tradução livre: mais rápido, mais forte, mais inteligente). Em alusão ao lema olímpico, estamos enfatizando o aspecto do raciocínio inerente à Orientação.
O crescente alcance das publicações do blog e dos canais no facebook e no instagram, são motivadores. Isso eleva, por consequência, nossa responsabilidade em aprimorar a qualidade das publicações. Ao mesmo passo, indica que estamos na rota correta.
Que todos tenhamos excelentes percursos em 2017. Que nossa modalidade cresça de forma sustentável. E que, pessoalmente falando, tudo que envolva as tags #orientistaemrota  e #citiusfortiussapiens tragam bons frutos para a Orientação.

Boas rotas \o/

orientistaemrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/