sábado, 9 de julho de 2016

CamBOr 2016 II Etapa - Álbum de fotos, mapas e avaliação do evento

Olá, estimados orientistas.

Voltando de férias, é hora de cumprir com a promessa e compartilhar com vocês a impressão deste orientista sobre o que foi a II Etapa do Campeonato Brasileiro de Orientação Itamar Torrezam - CamBOr 2016.

A segunda etapa do CamBOr 2016 Itamar Torrezam foi um evento que ficará para a história. Há muito não víamos um CamBOr com apoio consistente tanto do meio empresarial quanto das autoridades locais.


Também foi um momento ímpar para os competidores e familiares, que puderam aproveitar o tempo livre se divertindo ou simplesmente relaxando nas piscinas de águas termais do Rio Quente Resorts ou dos vários hotéis espalhados pela região.


Esta etapa também serviu para marcar uma nova rota. Ainda sob o choque de um acidente fatal na primeira etapa, restou evidente que a organização do evento se preocupou em melhorar as condições de segurança dos competidores. Conforme disposto em boletim oficial, foi elaborado um Plano de Resposta a Emergências o qual está à disposição dos interessados.


Outro aspecto relevante foi a oferta de uma prova extra de Sprint Noturno nas dependências do Hot Park (um dos patrocinadores). O número de participantes dessa atividade extra superou as expectativas dos organizadores. Apesar de alguns percalços (atraso na liberação do parque e algumas passagens fechadas), grande parte dos orientistas que acrescentaram a lanterna de cabeça no uniforme saiu satisfeita com a novidade.


Abaixo uma pequena amostra da opinião do orientistaemrota sobre esta II Etapa:
Atratividade turística - 9
Informações prévias - 9
Sinalização - 8
Logística para os competidores - 8
Hidratação - 9
Navegabilidade - 7
Fidedignidade dos mapas - 8
Auxílio aos atletas - 9
Organização de partida e chegada - 9
Cerimônia de premiação - 9
Qualidade da premiação - 9
Atividade extra (sprint noturno) - 7
Atividade extra (orientação de precisão) - não avaliada.


Foram pouquíssimos os aspectos negativos percebidos. A nota 7 para o sprint noturno foi chancelada devido a algumas falhas estritamente relacionadas à Administração do Hot Park. Igual nota foi dada ao item "navegabilidade" pois um percentual grande de competidores com potencial para pódio completou os percursos tradicionais em tempo muito superior ao estimado. De fato, o terreno não permitia uma progressão em velocidade. Para avaliar o Plano de Emergência será necessário recebê-lo e confrontar com os eventos emergenciais que aconteceram durante a etapa.


A Cerimônia de Premiação serviu, ainda, para que a CBO apresentasse e homenageasse os Colaboradores Beneméritos, os quais aderiram ao chamamento da entidade com a aquisição de um título que converte o valor pago em benefícios como o pagamento das anuidades e inscrições.

Mais um aspecto a ressaltar foi a escolha da organização em oferecer somente medalhas. Os sorrisos dos que receberam os metais comprovaram que medalhas de qualidade podem substituir por inteiro a entrega de troféus. Que o exemplo seja seguido pelos demais organizadores.


Na Elite feminina subiram ao pódio, respectivamente, Franciely Chiles, a campeã geral, seguida por Letícia Sartori e Elaine Lenz. Na Elite masculina venceu Leandro Pasturiza, seguido por Claudinei Nitch e Juliano Pasturiza. Clique aqui para visualizar os resultados globais.

Quanto aos mapas e suas rotas, abaixo deixo as cartas que utilizei no Revezamento Master e na categoria H35A:

Revezamento Master - equipe campeã
 Nos mapas abaixo, notem que a rota em vermelho indica a baixa velocidade de progressão.

Percurso longo H35A - 8/19
Percurso médio H35A - 3/19
A CBO também deixou disponível em seu sítio eletrônico alguns mapas para download (clique aqui). Esperamos que para os próximos eventos sejam disponibilizados todos os mapas.

E não poderíamos deixar de compartilhar com vocês nossos álbuns de fotos.
São mais de 400 imagens divididas em dois álbuns. Um deles é de imagens da largada no dia do percurso médio (clique aqui). E o outro álbum é um mix de fotos dos dia 2 e 3, inclusive da cerimônia de premiação (clique aqui). Aproveite e veja se você foi clicado pelas lentes da nossa amiga Odete, que também disponibilizou um álbum de fotos do evento (clique aqui).

Boas rotas \o/
orientistaemrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/