domingo, 8 de julho de 2018

WMOC 2018 - Sprint Qualification

Olá, estimados orientistas.

Estamos aqui na Dinamarca participando do Campeonato Mundial de Másteres de Orientação. Nossa delegação é pequena, mas com representantes de várias partes do Brasil (Gilson de Faria, Roberto Alves, Antonio C. Silva, Gilson Tomelin, Paulo Araki, Dias Torres e Cezar Rech).

Ontem, dia 07, foi a prova qualificatória do Sprint. No Instagram fizemos alguns pequenos vídeos mostrando o local. No meu entender, foi um campo de provas fácil, bem próximo do que temos ofertado em termos de desafios aí no Brasil. Entretanto, a facilidade aparente é inversamente proporcional ao que precisaríamos fazer para ficar na final A.
Para que tenham uma ideia, na categoria M40, da qual participo, a pista de ontem apresentou 3600m. Percorri essa distância em 23 minutos (embora tenham cometido um equívoco que explicarei mais abaixo). Ocorre que o vencedor precisou de exatos 15 minutos. Um pace abaixo de 5´/km.
Sobre meus problemas nessa prova, cometi o vacilo de pegar a sinalética da categoria errada (W40). Ocorre que as sinaléticas das categorias M35 e M40 estavam junto das sinaléticas femininas. Pura desatenção, claro!
Ao chegar no ponto 1, cujos participantes levaram em média 45 segundos, o número da sinalética não era o mesmo do prisma. Levei quase um minuto para abrir todo o mapa e confirmar que a sinalética não me serviria nessa prova. A partir daí, criei a necessidade de ler o cartão de controles do mapa na saída e na chegada de cada ponto.
Uma outra crítica que faço da minha prova é que respeitei demais o mapa. Somente nos últimos pontos é que desenvolvi boa velocidade. Essa estratégia foi equivocada. Se considerarmos que a final B já era garantida, para classificar eu deveria ter arriscado. Exitar em cada ponto me causou um prejuízo de, pelo menos, 3 segundos em cada um deles. Se considerarmos que eram 25 pontos, a conta extrapola mais de um minuto de perda.
Aqui o link para que vejam no 3DRerun o mapa da prova e algumas rotas (após abrir a página, clique no play).
Os resultados gerais, inclusive com os splits, estão disponíveis clicando aqui.
Agora vamos para o último dia do sprint. Esperamos voltar com resultados melhores.

Boas rotas!
orientistaemrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/