sábado, 6 de junho de 2015

II Etapa do CamBOr 2015 - Revezamento por trios

Olá, estimados orientistas.

A prova de revezamento foi bem executada. Horários cumpridos, arena com estrutura adequada e o bom e velho clima de congraçamento entre os presentes. Também um certo desapontamento por conta do regulamento e das várias interpretações que, em parte, sobrepujaram aqueles que buscaram formar trios dentro de seus clubes ou de suas Federações.
Encerrando o assunto sobre as regras do revezamento, em conversa com um orientista este apresentou um ponto de vista interessante (embora questionável). No entender de alguns, diz este colega que a Orientação tem como mote ser o "desporto da família". Portanto, não se deve entender o artigo 7º como restritivo.
Isto posto, entendem alguns dirigentes/árbitros/orientistas, segundo este colega, que pode haver qualquer formação de trio. A regra, teoricamente, será aplicada somente ao final do campeonato de Revezamento, quando estes trios não farão jus à premiação final. Ainda, argumentam sobre a preposição "de" na oração "equipes de federação". Entendem que se a oração fosse "equipes da federação", aí sim a regra seria restritiva.
Pessoalmente, julgo uma avaliação de extremo mal gosto e de pouca preocupação com o conjunto de orientistas. Mas é um ponto de vista. Respeito.
Sugiro aos donos deste ponto de vista (equivocado, salvo melhor juízo), apenas, que leiam o parágrafo 3º do artigo 11º:
Parágrafo 3º - A federação poderá compor equipes com os atletas de clubes diversos a ela filiados que não constituíram equipes e, esta equipe contará pontos somente para a federação que representa. (grifo meu)
Reforço que o regulamento opta claramente por restringir a formação dos trios. Não fosse essa intenção, não existiria o art. 7º, tampouco as demais referências à formação das equipes e às formas de pontuação e premiação.
Uma pena, também, a tentativa de impedir as manifestações formais dos (muitos) que não concordam com a leitura equivocada da regra. Felizmente, nem todos estão amordaçados pela patente.
E como diriam os doutos: É o parecer.

Abaixo o mapa com rota de um dos percursos do Revezamento Master A Misto. Por ser uma prova rápida, e devido à execução esperada do atleta, não serão realizados comentários sobre as escolhas (tempo total: 14'31").

Boas rotas \o/
orientistaemrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/