Olá, estimados orientistas!
O carnaval, para muitos orientistas, é festejado com bons mapas, árduos percursos, sprint noturno e baixas temperaturas. Assim é o Portugal O'meeting, que ocorre anualmente no início do ano, em Portugal. O evento já se firmou no calendário oficial da IOF, atraindo a cada ano mais estrangeiros. E os brasileiros também marcam sua presença.
São quatro dias de competição, com percursos longos e médios, além de um campeonato avulso de Sprint, composto por duas provas, uma delas noturna.
Hoje, dia 1 do POM 2013, houve o percurso longo pela manhã, e o sprint noturno. Ambas as provas ocorreram em Idanha-a-Nova, cidade sede do evento.
Grandes orientistas estão presentes. Entre eles, Thierry Gueorgiou e Simone Niggli, os quais já mostraram a que vieram vencendo suas respectivas primeiras etapas do POM 2013.
O Brasil se faz presente com mais de 20 orientistas. Entre os destaques, merecem atenção: Juliano e Leandro Pasturizza, que disputam a Super Elite; Gilmar Steffler, vencedor do NAOM e também da etapa de hoje do POM 2013; Marco Aurélio, quinto colocado no NAOM e o terceiro melhor tempo de hoje na mesma categoria de Gilmar Steffler (M40).
Os mapas, resultados, tabelas com tempos ponto a ponto (splits) e outras informações podem ser obtidos mediante acesso ao sítio oficial do POM 2013. Clique aqui.
A cobertura paralela pode ser acompanhada aqui, no orientistaemrota, e no blog orientovar, do amigo Joaquim Margarido.
Boas rotas \o/
corrida de orientação, de rua, em trilhas, MTB, aventura, trekking... Citius, fortius, sapiens.
sábado, 9 de fevereiro de 2013
domingo, 27 de janeiro de 2013
sábado, 17 de novembro de 2012
Copa Nordeste de Orientação - II COPANE
Olá, estimados orientistas.
Estivemos presentes na II Copa Nordeste de Orientação, que ocorreu nos dias 2, 3 e 4 de novembro, na belíssima e acolhedora cidade de João Pessoa.
O evento foi apoiado pela Federação de Orientação da Paraíba - FOP, e realizado por seus clubes . Contou com exatos 476 competidores nas categorias definidas pela RGOP. Segundo a organização, os competidores representaram mais de 50 clubes de Orientação de várias regiões do Brasil. Estes números, por si só já deixam claro que a COPANE é um evento que veio para ficar.
Os três locais das provas foram escolhidos de maneira a tornar fácil o acesso, dar comodidade aos competidores e acompanhantes e privilegiar as belezas naturais e monumentos de João Pessoa. O revezamento e o percurso médio foram realizados na sede do SESC Gravatá e o percurso longo na AABB. Vale ressaltar aqui que o SESC foi um dos grandes apoiadores, inclusive tendo inaugurada uma pista permanente em suas instalações.
No SESC os participantes tiveram acesso às piscinas e demais amenidades. E na AABB, que fica a beira mar, além das suas instalações, havia a praia como atividade pós competição. Todos puderam relaxar nas areias e no mar de águas mornas da região após o término do percurso.
O evento de abertura da COPANE 2012 foi a competição entre clubes na modalidade revezamento de trios. Foi realizado na tarde do dia 02 e sua premiação ocorreu na noite do mesmo dia. A cerimônia de premiação foi precedida de apresentação de grupo folclórico e do congresso técnico. Importante elogiar a Organização, que soube promover um congresso técnico com excelente adesão. O auditório ficou completamente lotado. Ao final, os presentes participaram de um pequeno coquetel ao som de uma banda local.
Os locais das provas foram considerados de bom nível por todos. As maiores dificuldades foram o enfrentamento do calor, dos carrapichos e das urtigas cansanção. Cumpre ressaltar que no Congresso Técnico houve o alerta quanto a estes diferenciais.
Outro ponto de destaque foi quanto ao fornecimento gratuito de protetor solar fator 50. Atitude extremamente positiva da Organização, que demonstrou sensibilidade e preocupação com o bem estar de todos que ali estavam.
Cada atleta inscrito na COPANE recebeu um conjunto composto de garrafinha personalizada e camiseta do evento. Todos que completaram o percurso médio, realizado no domingo, receberam também medalha de participação.
Quanto à premiação, essa consistiu em medalhas nas cores ouro, prata e bronze para as equipes que disputaram o revezamento. Já na premiação final da COPANE, os vencedores foram agraciados com medalhas de prata e bronze para segundo e terceiros colocados, e um belíssimo troféu alusivo ao Farol de Cabo Branco para os primeiros colocados de cada categoria. As regras da premiação, devidamente publicadas nos boletins, foram cumpridas à risca.
O encerramento da II COPANE foi recheado de homenages, algumas quebras de protocolo muito bem-vindas, e reconhecimento a todos que fizeram parte deste evento. Destacamos os aplausos a todos os participantes visitantes, às equipes do SESC e dos Socorristas, e à nossa conhecida fotógrafa Odete.
Agora é hora de anotar na agenda a próxima COPANE, que está programada para acontecer nas proximidades de Natal-RN.
Mais detalhes em www.copane.com.br
Fotos em nosso álbum, clique aqui.
Fotos gentilmente cedidas por Odete, clique aqui.
Boas rotas \o/
sexta-feira, 2 de novembro de 2012
Encerramento do CODF 2012
Olá, estimados orientistas!
No último final de semana de outubro aconteceu o encerramento do Campeonato de Orientação do DF 2012, o CODF.
O evento foi realizado numa propriedade particular em Águas Lindas - GO, e contou com a presença de mais de 150 orientistas. A novidade foi a realização de um percurso noturno, o qual foi muito elogiado pelos felizardos que participaram.
Publicamos no menu à esquerda algumas fotos. Veja se você foi clicado acessando este link.
E não se esqueçam: já estão abertas as inscrições para a etapa final do CiOR 2012, que ocorrerá no dia 11 de novembro, na Granja do Torto. Se ainda não se inscreveu, veja o boletim no sítio da FODF e acesse o formulário http://inscricaocordf.tk.
Aos colegas que estão participando da Copa Nordeste de Orientação, desejamos uma boa competição.
Boas rotas \o/
No último final de semana de outubro aconteceu o encerramento do Campeonato de Orientação do DF 2012, o CODF.
O evento foi realizado numa propriedade particular em Águas Lindas - GO, e contou com a presença de mais de 150 orientistas. A novidade foi a realização de um percurso noturno, o qual foi muito elogiado pelos felizardos que participaram.
Publicamos no menu à esquerda algumas fotos. Veja se você foi clicado acessando este link.
E não se esqueçam: já estão abertas as inscrições para a etapa final do CiOR 2012, que ocorrerá no dia 11 de novembro, na Granja do Torto. Se ainda não se inscreveu, veja o boletim no sítio da FODF e acesse o formulário http://inscricaocordf.tk.
Aos colegas que estão participando da Copa Nordeste de Orientação, desejamos uma boa competição.
Boas rotas \o/
domingo, 14 de outubro de 2012
Como criar um formulário de inscrição online para provas de Orientação
Olá, estimados orientistas \o/
Ficamos algumas semanas sem postagens, mas voltamos com a boa e velha empolgação daqueles que querem alavancar nosso esporte. E nada melhor do que apresentar uma excelente matéria a qual, esperamos, será bastante útil para todos os organizadores e orientistas. Trata-se de um sistema online que é utilizado para realização das inscrições em nossos campeonatos aqui no Distrito Federal.
Vamos lá? Então, boa leitura \o/
Para que os interessados e leitores deste
tutorial possam avaliar o sistema, deixamos um modelo online disponível no endereço http://inscricaoonline.tk.
Algumas
vantagens percebidas pelos orientistas e organizadores de Brasília:
- · Sistema sem nenhum custo financeiro;
- · Praticidade na realização da inscrição;
- · Não é mais necessário o envio de e-mail;
- · Fácil controle pela tesouraria;
- · Agilidade na listagem final dos inscritos;
- · O sistema registra data e hora da inscrição, podendo ser bloqueado quando expirados os prazos.
Algumas
desvantagens para os desenvolvedores ou responsáveis pela manutenção do
sistema:
- · O layout do formulário é padronizado, não sendo possível incluir figuras ou ícones;
- · É necessária uma conta no google para editar e gerenciar o sistema.
Para saber mais, baixe o tutorial completo em .pdf clicando aqui.
Especiais
agradecimentos ao Clube de Orientação do Rocha – CORDF, primeiro apoiador dessa
ideia, e à FODF, que adotou a ferramenta para todas as competições no Distrito
Federal.
Boas rotas \o/
orientistaemrota
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Notícias
III Etapa do CiOR 2012
III Etapa do CODF 2012
Captação de recursos para eventos de Orientação
Boas rotas \o/
orientistaemrota
Está no sítio da FODF o resultado da III Etapa do CiOR - Circuito de Orientação de Parques do Clube do Rocha DF.
Também está disponível o gráfico comparativo da categoria H21E. Clique aqui e verifique o desempenho por pernada, por tempo total ou tempo absoluto.
______________
III Etapa do CODF 2012
Está terminando o prazo para se inscrever na etapa. Não fique de fora. Acesse o sítio http://inscricaofodf.tk e participe!
______________Captação de recursos para eventos de Orientação
A CBO orgulhosamente divulgou em seu boletim uma bela conquista: a autorização para captação de verba para eventos de Orientação, sendo um dos beneficiários a CBO e o outro o Cotrim.
A cifra para captação conseguida pelo Cotrim é um belo demonstrativo de quanto em recursos financeiros um bom projeto pode captar.
Importante esclarecer que uma autorização para captação não significa a liberação automática destes recursos. Trata-se de uma espécie de carta de crédito na qual o órgão solicitante (CBO ou Cotrim, por exemplo) possam buscar junto à iniciativa privada os recursos necessários para a realização do evento proposto. Neste caso, as empresas e pessoas físicas interessadas poderão debitar do seu Imposto de Renda devido o valor investido no projeto que foi aprovado pelo Ministério dos Esportes (há um limite percentual estipulado pela Lei de Incentivo ao Esporte).
Após a aprovação do projeto pelo ME, passa-se à fase de busca direta por doadores e patrocinadores, sejam eles pessoa física ou jurídica.
Aproveitando o espaço, sugerimos à CBO e clubes que tenham seus projetos aprovados pelo Ministério dos Esportes que compartilhem as informações com os demais Clubes de Orientação. Parabenizamos, ainda, a iniciativa da CBO em auxiliar os Clubes na elaboração de seus projetos.
______________
Como obter apoio do Governo do Distrito Federal para a realização de eventos desportivos
A Secretaria de Estado de Esporte do DF tem uma forma simplificada de fomento à realização de eventos desportivos. Trata-se do apoio à infra-estrutura e logística de eventos esportivos e lazer no âmbito do Distrito Federal.
No sítio da Secretaria há o link Apoio a eventos esportivos, o qual apresenta as instruções para solicitação do apoio. Uma ótima forma de obter auxílio para a realização da primeira etapa do CamBOr 2013, a se realizar no período de comemoração do aniversário da capital federal.
Fica a dica para a FODF e seus Clubes.
Boas rotas \o/
orientistaemrota
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
O que é WMOC - parte II
Olá,
estimados orientistas. Continuando nossa série sobre o WMOC, vamos hoje
conversar sobre algumas regras deste Mundial, informações do Boletim oficial, número de peito e sobre a rotina de partida.
As
inscrições para um WMOC se iniciam praticamente um ano antes de sua realização.
Usualmente, o endereço eletrônico do evento é composto da sigla <WMOC><ano
de realização><.><identificação eletrônica do país sede>. A
edição húngara teve o endereço www.wmoc2011.hu, e a
edição alemão foi situada no endereço www.wmoc2012.de. Para o
próximo ano, em Turim, o endereço eletrônico é o www.wmoc2013.it, e a
edição brasileira pode ser encontrada na internet no endereço www.wmoc2014.org.br. Vale
a pena acessar esses sítios e fazer suas próprias avaliações e comparativos.
Os
valores praticados para as inscrições foram, inicialmente, 110 Euros na Hungria
e 140 Euros na Alemanha. O valor do primeiro período de inscrições para a
edição da Itália é de 190 Euros. Ao pagar a inscrição, o atleta tem direito a
participar dos dois Sprints, três Longos e, ainda, um treino Sprint e um treino
Longo. Os mapas dos treinos (model events) integram o kit do atleta, que vem
com número de peito, um boletim impresso, material publicitário e amenidades,
entre outros objetos a critério do Organizador.

Os números de peito também informam o grupo de partida da categoria. No WMOC 2012 as categorias foram divididas em 4 grupos: verde, amarelo, vermelho e branco. Essa separação se deve, inclusive por conta dos arranjos logísticos nas arenas de competição. Por exemplo, um competidor da categoria M35 (verde) terá sua partida mais afastada da área de acesso à competição. Já um competidor da categoria W80 (vermelho) terá sua partida mais próxima ao local de concentração.
Em cada
categoria, os atletas são subdivididos em chaves e os melhores em suas
respectivas chaves passam a compor a final A. Para definir a quantidade de
atletas por chaves e quantos irão compor a final A aplica-se a regra 6.14 da
IOF. Esta regra consiste, basicamente, em subdividir as chaves em número
próximo a 80, caso o total de inscritos seja superior a 160; ou pela metade
caso haja um número entre 20 e 160 inscritos. Para melhor entendimento da
aplicação desta regra, sugerimos sua leitura no sítio da IOF. Vale ressaltar
que os boletins dos WMOC apresentam exemplos desta metodologia.
Os 10
melhores tempos classificados para cada final A recebem uma identificação
diferenciada, os chamados Bibs. No WMOC da Hungria os bibs foram adesivos
afixados no número de peito do atleta. Já no WMOC da Alemanha, os 10 melhores
receberam um novo número: 60-1 ao 60-10, por exemplo. Dessa forma, qualquer
espectador pode identificar que aquele atleta é um top 10. Ou seja, os melhores
competidores ficam sob os olhares atentos de todo o público, da organização e
dos próprios orientistas.
Ainda
falando sobre o boletim, este é praticamente um livro. O último boletim antes
do início do WMOC possui uma vasta gama de informações: mensagens dos
responsáveis pelo WMOC, informações sobre a região, listas de partida das
provas qualificatórias, estatísticas de inscritos, regras aplicáveis, toda a
programação oficial, merchandising e a rotina do atleta nas arenas de
competição.
Abaixo
você pode observar três diagramas: o primeiro é uma visão geral informando, inclusive, as áreas de estacionamento ou pontos de parada dos meios de transporte, o segundo traz todo o esquema da área de
concentracão e o terceiro retrata como o atleta deve se portar na largada,
inclusive com cuidados relativos aos horários.
No
esquema acima, divulgado no boletim oficial do WMOC, o atleta do grupo verde
terá uma distância de 1600m entre a área de concentração até a pré-partida. O
tempo estimado é de 27 minutos de caminhada. Da pré-partida à linha de partida
ele terá um intervalo de 2 minutos. E o prisma zero está a 50 metros da linha
de partida. Dessa forma, caso um atleta do grupo verde tenha sua partida
informada no boletim para acontecer às 12h37, este deverá estar na área de
concentração, e devidamente preparado para partir, com pelo menos 29 minutos de
antecedência. Os horários são rigorosamente cumpridos. No percurso entre a
pré-partida e a partida existem delimitações para limpar e checar o chip, pegar
a sinalética e o mapa. Também é na pré-partida que a organização verifica se o
atleta está no funil dentro do horário estabelecido e se o número de peito e o
número do chip estão corretos.
Uma
idéia interessante que pudemos observar este ano foi a disponibilização de um
rolo de fita adesiva transparente junto ao local de retirada das sinaléticas. O
recurso, bastante útil em dias de chuva, dava a possibilidade ao orientista de
impermeabilizar seu cartão de descrição.
Continuem acompanhando nossa série sobre o WMOC. No próximo post traremos os mapas e nossos
comentários sobre as florestas e seus desafios, percursos e comparativos com
nossos mapas aqui do Brasil.
Tem alguma pergunta ou sugestão? Basta comentar aqui no blog ou enviar para orientistaemrota@gmail.com.
Quer
ver algumas fotos do WMOC 2012? Clique aqui..
Boas
rotas \o/
orientistaemrota
Assinar:
Postagens (Atom)