domingo, 2 de outubro de 2011


Olá, orientistas.
Abaixo nota enviada pela organização da III Etapa do CODF após incêndio no campo de prova.
Parabenizo o COTi e a FODF por essa importante iniciativa. Toda ação que reforça as idéias de respeito ao meio ambiente e melhor convivência entre o orientista e nosso tabuleiro de competição é fator primordial para alavancarmos ainda mais o nosso esporte.


O comunicado na íntegra está no sítio www.fodf.com.br.


A área de competição sofreu um incêndio devastador há algumas semanas e os danos à natureza foram de enorme monta. O nosso maior lema é: “Orientação, o esporte da natureza.” Muitas pessoas não se dão conta da importância desta pequena sentença e sequer observam as maravilhas que nossos olhos avistam quando participamos de uma prova de orientação.
Pedimos que desta vez cada um fizesse uma reflexão a respeito do que o homem pode fazer por meio de uma ação irresponsável e inconseqüente, como a que causou o incêndio na região. Durante os primeiros dias da atualização do mapa, logo após o incêndio, não era possível encontrar nenhum sinal de vida. Tudo era negro, tudo virou cinzas. Uns poucos tatus, salvos por estarem entocados, começaram a se aventurar pela área depois de alguns dias.
page1image10888
Porém, encontrar comida não era (e ainda não é!) tarefa fácil. Passadas duas semanas os pássaros voltaram, já é possível ver formigas, borboletas, alguns brotos verdes pelo chão e até (os que tiverem sorte) deparar-se com lírios do campo que, quase inacreditavelmente, floriram em meio às cinzas.
Não perca esta oportunidade para testemunhar duas coisas totalmente inversas: a capacidade de destruição do homem e a capacidade de regeneração da natureza. São duas forças antagônicas em confronto. Quem vence? Apostamos na natureza, que vai se reconstruir com o tempo, porém nada trará de volta os tatus, as cobras, as formigas, as borboletas, os pássaros, as flores, as abelhas que morreram sem chance de defesa contra o fogo.
Data: 09 de outubro de 2011.
Local: CCTAB Clube dos Cabos e Taifeiros da Aeronáutica de Brasília (Base Aérea de
Brasília). Veja croqui de localização abaixo.
Partida: 09:00 h. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são muito importantes para o desenvolvimento da nossa modalidade.
Obrigado, e boas rotas \o/